
COLONOSCOPIA
O exame é seguro e permite identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer, no intestino grosso (cólon) e no reto.
COLONOSCOPIA
Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer, no intestino grosso (cólon) e no reto.
Como é feito o exame?
A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho. Essas fotografias e vídeos são produzidos em um computador para análise médica.
Em que situações a colonoscopia é indicada?
É indicada para pacientes que tenham sintomas como: alteração do hábito intestinal, diarreia persistente, sangue nas fezes, dores abdominais, perda de peso sem motivo aparente e alteração no formato das fezes. Além disso, faz parte dos exames indicados para rastreamento de câncer colorretal em pacientes acima de 50 anos (se não houver histórico familiar de câncer colorretal de primeiro grau) ou acima dos 45 anos (se houver histórico familiar de primeiro grau de câncer colorretal).