Síndrome do Intestino Irritável e Diarreia crônica
- gustavodhahn
- 21 de out. de 2022
- 2 min de leitura

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e prisão de ventre (obstipação) ou diarreia recorrentes. Os sintomas variam, mas, geralmente incluem dor abdominal inferior, distensão abdominal, gases ou diarreia, presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não).
Pacientes com o distúrbio podem implementar pequenas mudanças na alimentação para prevenir as crises.
Sintomas
Desconforto abdominal.
Dor.
Cólicas.
Alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre.
Flatulência exagerada.
Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável
O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável, portanto, o diagnóstico deve ser bastante cuidadoso.
A síndrome do intestino irritável tem cura?
Infelizmente, não. O tratamento da síndrome controla os sintomas da doença. Pacientes precisam estar dispostos e comprometidos em fazer mudanças na alimentação e no estilo de vida, além de fazer uso de medicamentos em fases mais intensas, que provocam desconforto.
O paciente pode passar longos períodos sem manifestações clínicas, mas o problema sempre pode retornar, tanto por distúrbios intestinais, quanto por fatores emocionais.
Separamos algumas recomendações para lidar melhor com a síndrome do intestino irritável, confira:
Tenha sempre consigo um caderninho para criar uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os.
Busque uma dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os vegetais que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, batata doce, feijão, entre outros.
Evite ingerir bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína.
Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham sorbitol.
Mantenha um programa diário de exercícios físicos, 30 minutos por dia é suficiente.
Abandone o cigarro, tabaco e cigarros eletrônicos.
Não despreze o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, massagem, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.
O sorbitol, o lactitol, o manitol e o matitol são substitutos do açúcar. São usados em vários alimentos e desencadeiam manifestações de síndrome do intestino irritável em algumas pessoas.
Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, veja abaixo, nas perguntas frequentes, outros alimentos que devem ser evitados.
Quais alimentos evitar?
Pacientes com essa síndrome devem apostar em produtos com pouca gordura e muitas fibras e evitar:
Comidas gordurosas
Álcool
Cafeína
Açúcar
Produtos com sorbitol (como balas sem açúcar e chicletes)
Vegetais que aumentam a produção de gases (como feijão, repolho e batata doce)
Leite e derivados
Alimentos picantes ou com muitos conservantes.
O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e paliativos. Alguns pacientes podem administrar os sintomas com o controle de dieta, estilo de vida e gerenciamento do estresse. Outros precisam de medicação e terapia.
Agende a sua consulta com o Dr. Gustavo Drüg Hahn, Gastroenterologista e Endoscopista Digestivo, pelo WhatsApp (51) 99633-3481
コメント